Páginas

1 de jan. de 2009

Explosão de Alegria


Oramos, eu e minha família agradecidos por um dois mil e oito que se findava, antes de nos dirigirmos à Copacabana. Pedimos à Deus um dois mil e nove melhor. Depois tomamos um ônibus, o 464. O passeio foi tranquilo e meu coração explodiu de alegria na travessia de Botafogo, em direção à princesinha do mar.
A euforia do povo que seguia a pé pelas ruas me estimulou. Aos gritos, a galera produzia um eco, no interior do túnel.
Tanta gente reunida lá, que me deu até medo. Mas, o clima definitivamente foi de completa paz. A areia repleta de todos os povos, línguas e nações. Um jovem pisou em uma canga estendida no chão que nem era nossa e ficou por vários minutos nos pedindo desculpas. Muitas barracas espalhadas na praia.
Gostei da estratégia da Polícia Militar, que se posicionou em módulos acima do nível do solo para observar a multidão de um ponto mais alto e privilegiado. São os ossos do ofício.
O sistema de transporte funcionou perfeitamente. A organização da festa foi impecável.
Caminhamos por boa parte da orla, até ao local onde aconteceriam os Shows.
A praia estava colorida de amarelo e branco, nas roupas das pessoas; as duas cores escolhidas e mais usadas no fim de ano.
A moda foi uma anteninha branca com os votos de feliz ano novo; muitos a usavam.
A música popular brasileira tornava ainda mais animado, o lugar.
Senti falta da minha irmã.
Pensei:
Ah... se ela estivésse aqui!
Ficaria tão feliz. A Neide gosta tanto de festas...
Havia famílias, muitas famílias reunidas no evento. Crianças corriam para lá e para cá.
Alguns tomavam banho de mar.
Por volta das vinte e duas horas caiu uma chuva fina, fresca. A noite estava muito quente. Aquela garoa foi muito benvinda.
A ocasião foi propícia também aos vendedores ambulantes que muito trabalharam para ganhar seu dinheirinho. Foram de total importância para suprir aquela multidão com água e alimentos.
Muito consumo de drinks e cerveja, infelizmente...
Porém, eu e minha família nos divertimos e sem uma gota de álcool.
Alugamos cadeiras e ficamos bem acomodados na praia.
Sambava de vez em quando, para queimar calorias acumuladas neste fim de ano.
A alegria era contagiante: todos ali dispostos a conceder trégua aos sofrimentos vividos em dois mil e oito; o sorriso estampado nos rostos dos presentes era quase uma lei.
Os mais acostumados nos ensinaram a caminhar na multidão sem que nos perdêssemos no alvoroço. A estratégia foi andar em fila indiana e de mãos dadas.
Foi maravilhoso!
Inesquecível!!!
Tiramos muitas fotos com o nosso celular: minhas, com o Mendes; da Thaís com o seu namorado, o Alexandre; fotografamos também o Rubinho.
Veio então a contagem regressiva. Meu coração acelerou neste instante. A explosão dos fogos - o show de pontos luminosos e coloridos no céu.
Deslumbrante!
Todos se abraçando. Casais se beijando agradecidos por se amarem tanto no ano que passou e com esperança de continuarem juntos no novo ano.
Comigo não foi diferente: Beijei meu marido e meus filhos.
Foi um momento para se guardar na memória. Só será superado pela próxima festa de reveillon.
Lindo!
Perfeito!
Quero vivê-lo novamente...
Por muitos e muitos anos...